A cidade de Buenos Aires não é parte da Província de Buenos Aires e nem é sua a capital, mas um distrito autônomo.3 Em 1880, depois de décadas de luta política, Buenos Aires foi federalizada e separada da Província de Buenos Aires.4 Os limites da cidade foram ampliados para incluir as cidades de Belgrano e Flores, ambas agora bairros da cidade. A emenda constitucional de 1994 concedeu a autonomia política a cidade, daí o seu nome formal: Ciudad Autónoma de Buenos Aires (em português: Cidade Autônoma de Buenos Aires). Seus cidadãos elegeram pela primeira vez um chefe de governo (ou seja, o prefeito) em 1996. Antes, o prefeito era diretamente nomeado pelo Presidente da República.
Por algumas formas de comparação, Buenos Aires é uma das 20 maiores cidades do mundo.5 Ao lado da Cidade do México e de São Paulo, a Buenos Aires uma das três únicas cidades latino-americanas consideradas uma cidade global alfa.6 A Argentina tem o terceira melhor qualidade de vida na América Latina.7 A qualidade de vida na cidade de Buenos Aires é classificada como 81ª melhor do mundo, sendo que sua renda per capita está entre as três mais altas da região.7 8 9 A capital argentina é uma das mais importantes e mais populosas entre as capitais sul-americanas, muitas vezes referida como a Paris da América do Sul.
Buenos Aires é um dos mais importantes destinos turísticos do mundo,10 é conhecida por sua arquitetura de estilo europeu11 e por sua rica vida cultural, com a maior concentração de teatros do mundo..12 Buenos Aires vai sediar a Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2018.13 As pessoas nascidas em são referidas como os portenhos (pessoas do porto). A cidade é a terra natal do atual papa, Francisco (ex-arcebispo de Buenos Aires), e de Máxima dos Países Baixos, a atual rainha-consorte da realeza neerlandesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário